Fandom

Armas de Fogo Wiki

Espingardas

110páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Shotgun-2.jpg

Winchester Super X2 de calibre 12

Espingarda ou fuzil de pólvora negra
– arma longa, de carregamento pela boca (pica-pau, bacamarte), hoje existente em réplicas e usada em tiro ou caça. Foi muito difundida entre os pioneiros do Oeste Americano, e, principalmente conhecida do público, por intermédio dos filmes a respeito, como o clássico Daniel Boone. Tal arma, no Brasil, foi muito usada nos tempos dos bandeirantes. É ainda muito empregada em zonas rurais.

HistóriaEditar

As primeiras espingardas surgiram no início de 1600. As de dois canos apareceram em 1873. Já a primeira espingarda moderna de repetição, desprovida de martelo, foi fabricada em 1904. No início do século, eram bastante populares. Muitas pessoas gostavam tanto das suas espingardas que as levaram consigo para a Primeira Guerra Mundial ao invés dos rifles, atribuindo-lhes o apelido de “trench guns", em português (armas de trincheira). Desde então, elas fazem parte do arsenal militar e também do dia-a-dia de muitos civis.

ProjéteisEditar

Com projéteis potencialmente mortais, que atingem uma área maior, uma espingarda pode ser comparada a uma lata de tinta spray, enquanto um rifle seria como uma caneta com ponta de feltro. Desde que o alvo esteja a uma boa distância, uma espingarda proporcionará melhores chances de atingir o objetivo com um só disparo.

Também no Fandom

Wikia aleatória