Fandom

Armas de Fogo Wiki

Fuzis

110páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Fuzil – é uma arma de fogo portátil, de cano longo, com alma raiada. Pode ser de repetição, semi-automático ou automático. É sinônimo de rifle (raifl), palavra tomada por anglicismo. Difere da carabina, por ser muitas vezes esta de calibre menor, embora não seja a definição exaustiva, pois a carabina alemã KAR98K, padronizada em 1935 e usada na II Guerra, tinha calibre 7.92 x 57mm. Existem reproduções do fuzil FAL, usado pelas Forças Armadas e Auxiliares para treinamento, que são de uso restrito. Em Portugal é, curiosamente chamado de espingarda.

Fuzil de assalto ou de fogo seletivo – arma longa, de calibre de potência intermediária, que dispara tiro intermitente (semi-automática), capaz também de disparar rajadas (automática), como o M16 ou o AK-47. Tem, popularmente, o mesmo significado que fuzil. Garrucha – tipo antigo de arma curta de repetição, de carregamento pela boca ou de calibre de potência intermediária, pela culatra, diretamente em cada cano (1 a vários, na maioria 2 a 4). Originariamente, denominavam-se pistolas.

Também no Fandom

Wikia aleatória